Programa de Uchideshi (Portugues)

Tendo como objetivo a manutenção do espírito e das tradições do Aikido, A Nippon Kan oferece um Programa de Uchideshi para aqueles que estudam seriamente o Aikido. O Programa de Uchideshi possibilita estudantes viverem e praticarem no dojo. Programas para residência de longo prazo são disponíveis em uma base de três meses por semestre. Estudantes interessados devem escrever para Nippon Kan para maiores informações (O livro de Homma sensei, Aikido Sketch Diary: 365 Days – Esboço de um diário de Aikido: 365 dias – oferece uma profunda visão do Programa de Uchideshi da Nippon Kan).

Clique aqui para ler um artigo na Aikido Today Magazine a respeito do Programa de Uchideshi da Nippon Kan.O quê é um programa de uchideshi?

A palavra uchideshi pode ser traduzida para a língua portuguesa como “estudante residente”. Um estudante que ingressa em um programa de uchideshi não vive em um dojo apenas para treinar – cada parte de sua rotina diária também se transforma em parte do treino. Tradicionalmente, no Japão, esse tipo de treino de artes marciais só era disponível para aqueles estudantes que fossem diligentes o bastante para dedicarem seu tempo à prática séria.

O programa de uchideshi da Nippon Kan tem sua existência desde a abertura de suas portas em 1978. Na Nippon Kan os estudantes uchideshi praticam Aikido todos os dias – geralmente duas aulas por dia mais as práticas especiais. No entanto, o treino do uchideshi não termina no tatame e os estudantes residentes também participam diariamente de várias obrigações para a manutenção do dojo (incluindo cozinhar e fazer limpeza) ajudando em tarefas e projetos especiais. Atualmente existem acomodações para abrigarem dez uchideshi.

A maioria dos uchideshi praticam e preenchem as outras obrigações do dojo durante a noite, freqüentando a escola ou o trabalho durante o dia. Há cerca de quinze minutos de caminhada da Nippon Kan se encontra o Campus Auraria, que compreende a Faculdade Metro State, a Faculdade Comunitária de Denver e a Universidade de Colorado em Denver.

Uchideshis que se qualificam são também aptos a ingressarem no intercâmbio cultural da Nippon Kan através de patrocínio interno. Neste caso estudantes vivem de seis a um ano em um vilarejo remoto no Japão onde eles são expostos de primeira mão à uma cultura tradicional que tem sido transmitida através de séculos. Tendo-se também a oportunidade de se treinar Aikido em um dojo tradicional.
A prática do uchideshi na Nippon Kan corresponde, em média, três vezes mais do que a prática do aluno comum no mesmo período. Os uchideshis, geralmente, desenvolvem muito rápido a proficiência em seu Aikido, ao mesmo tempo que aprendem habilidades administrativas e de ensino.

O desafio de uma vida como uchideshi é algo que deve ser escolhido por cada um individualmente. Aceitar essa responsabilidade conduz a um desenvolvimento valioso que será útil por toda a vida. Cerca de 250 estudantes de todo o mundo já participaram do programa de uchideshi da Nippon Kan.

Para mais informações sobre o programa de uchideshi da Nippon Kan é recomendada a leitura do livro Aikido Sketch Diary: 365 Days – Esboço de um diário de Aikido: 365 dias, escrito por Gaku Homma Sensei, fundador da Nippon Kan.Qualificações para se inscrever no programa de uchideshi:

Fazer parte do programa de uchideshi não é um meio de se afastar da sociedade ou de si mesmo. Para ser um uchideshi de sucesso é necessária uma atitude positiva.

  • São aceitos tanto homens quanto mulheres.
  • Candidatos devem ter entre18 e 35 anos de idade.
  • Condições físicas e habilidade para treinar todos os dias.
  • Plano de saúde individual válido.
  • Capacidade financeira para se manter durante o período do programa.
  • Educação mínima – diploma de conclusão de segundo grau (ou equivalente).
  • Preferências religiosas, entre outras, que façam parte de seu estilo vida são privadas e devem ser mantidas com discrição.
  • Na Nippon Kan nós valorizamos e apreciamos o fato de que todos os membros refletem uma grande diversidade. Desta forma, todos os membros devem respeitar essas diferenças e não agir de qualquer maneira que possa causar desconforto ou ofensa a outros membros.

A Nippon Kan reserva o direito de recusar qualquer pessoa de participar do programa visando o interesse, a segurança e o bem estar de outros estudante e membros regulares.

Taxa do Programa de Uchideshi
Por trimestre…..$900.00 (novecentos dólares americanos)
A taxa inclui alojamento privado ou semi-privado, o uso das instalações da Nippon Kan, todas as taxas de instrução, participação em eventos culturais e taxas de seminários.

Refeições e despesas pessoais.
Almoço e janta estão incluídos. Existem mercados próximos e instalações de lavanderia próximas do dojo e instalações de cozinha no local. Geralmente o uchideshi divide as responsabilidades da cozinha de em uma escala rotativa. Outras despesas tais como com lavanderia são de responsabilidade individual.
Uchideshi vindos de outros países fora dos Estados Unidos.

A Nippon Kan não se responsabiliza por vistos. Os candidatos ao programa de uchideshi devem obter seus próprios vistos (se requisitados) para que possam permanecer nos Estados Unidos. Todos os uchideshi na Nippon Kan devem estar plenamente legalizados de acordo com as normas de imigração dos Estados Unidos.

É necessário um depósito não reembolsável de $200 (duzentos dólares americanos) com pelo menos duas semanas de antecedência antes do início de seu programa. Este depósito é parte de sua taxa. Outra parte da taxa deve ser paga até o dia de sua chegada. Três semanas antes do fim do programa você pode se re-inscrever para mais um período. Uma vez que o período de uchideshi tenha começado nenhuma parte da taxa será reembolsada.

Como se candidatar…
Uma vez que os programas individuais não começam ao mesmo tempo, a ocupação das instalações variam no decorrer do ano. Assim, é melhor se inscrever com antecedência para o período que você deseja participar do programa. É sugerida a inclusão de uma primeira e de uma segunda escolha de quando você gostaria de começar o seu programa.

Por favor envie uma carta de requerimento para entrar no programa que inclua currículo pessoal, datas de início, período aproximado de permanência, e uma breve explicação do porquê você deseja entrar no programa. Uma foto é solicitada para nossos arquivos. Sua carta será respondida prontamente.

Você pode se inscrever via internet aqui, ou enviar sua inscrição juntamente com um envelope selado para:
Uchideshi Program
Nippon Kan
1365 Osage Street
Denver, Colorado 80201 USA